jurema
Biografia

Jurema Pessanha

Nasceu na zona leste de São Paulo, onde o samba se desenvolveu constantemente nos últimos anos, cresceu junto aos movimentos: Morro das Pedras, Boteco do Tim Maia e Samba da Lage, participou de varias rodas de samba no quintal da Tia Cida, onde também se deu o nascimento do Berço do Samba de São Mateus. No ano de 2000 participou de sua primeira gravação como back vocal no CD “Riqueza do Brasil” de Quinteto em Branco e Preto acompanhando os mesmos em várias apresentações em Sescs, teatros e auditórios de São Paulo. Em 2001 realizou seu primeiro tributo a Elizeth Cardoso, acompanhada pelo grupo Produto do Morro, no Villágio Café, logo após participou como back vocal do segundo CD do Quinteto em Branco e Preto “Sentimento popular”.

Em 2003 participou do projeto “Na Batucada da Vida” em homenagem aos 100 anos de Ary Barroso com o Coral Lumiá Ensemble na Universidade Livre de Música (ULM) Tom Jobim, onde atuou como cantora solo interpretando a música “Terra Seca” no Teatro São Pedro, apresentou-se também na Sala São Paulo e no SESC Santo André. Em 2004 participou do projeto  “Viva o Samba” acompanhando o grupo Estatuto do Samba, fez back vocal para a grande dama do samba Dona Ivone Lara, madrinha do projeto, e no mesmo ano acompanhou Wilson das Neves no teatro do SESC Pompéia. Ainda em 2008 participou da gravação do CD do Samba da Vela. Em 2005 foi a primeira experiência como intérprete do samba de enredo da Escola de Samba Unidos de São Miguel e na sequencia back vocal na gravação do CD Velha Guarda do Camisa  Verde e Branco. Em 2006 a convite do grupo Candeeiro Sambistas Andreenses, acompanhou Sapoty da Mangueira.

Em 2007 participou da gravação do CD Berço Do Samba De São Mateus lançado pelo selo SESC SP, com quem fez apresentações em New York (EUA) em 2008, nos seguintes locais: DROM – na região East Village de Manhattan, no Norton Symphony Space – na 95th Street, no Broadway, S.O.B.’s – tradicional reduto novayorquino da música brasileira e latina e workshops sobre a História do Samba na Escola Pública do Harlem Frederick Douglas Academy e no Hotel Gershwin na 28th Street, a convite do World Music Institute (WMI), participou também do documentário: Berço do Samba de São Mateus, de São Paulo a Nova York, uma história de tradição e amor pelo samba” por Talita Miranda com duração de 57minutos exibido no Cine Sesc.

Em 2009 SESC do Carmo apresentação no evento em homenagem a Noel. Em julho de 2010 foi convidada para atuar como corista no “Projeto Candeia Luz da Inspiração” uma homenagem a Candeia com Leci Brandão, Marcos Sacramento e Graça Braga, apresentado no Sesc Pinheiros – SP. Em 2010 atua como contra canto na Escola de Samba Nenê De Vila Matilde acompanhando o intérprete titular Royce do Cavaco, depois empreendeu na casa de shows Brasileirinho na zona leste de São Paulo um show em homenagem à Clara Nunes. Em maio de 2011 foi convidada para atuar como corista no “Projeto Damas do Samba” uma homenagem a Clara Nunes, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara e Jovelina Pérola Negra com as intérpretes: Fabiana Cozza, Tereza Gama, Graça Braga, Dona Inah e Nilze Carvalho no Sesc Vila Mariana – SP. Em fevereiro de 2011 fez show de sambas e enredos no projeto “Feminino e Singular” no Sesc Interlagos, e em março de 2012 foi convidada para repetir o show Jurema Pessanha canta… no projeto “Domingo tem som no balanço delas” que foi realizado que foi realizado também no Sesc Interlagos. Além de atuar em tributos, shows, formatados da Clara Nunes, Elizeth Cardoso, Dona Ivone Lara e Ary Barroso, Jurema Pessanha atua em várias apresentações no Bar Você Vai Se Quiser, Sambar, Brasileirinho, Bar Brahma entre outros. Em novembro de 2012 se apresentou na Galeria Olido.

Em janeiro de 2013, se apresentou no Sesc Bauru.

Fez uma participação na Virada Cultural maio  2013.

Em setembro 2013, Café dos Bancários

Janeiro dia 31, novamente Café dos Bancários

Fevereiro 2014, Sesc Sto André

Fevereiro 2014, Sesc Taubaté

Março 2014, Sesc São Caetano – Projeto Marisa Monte

Junho 2014,  Sesc Campo Limpo – Participação Show Luiz Melodia

Agosto 2014, Sesc Santana – Projeto Sambas da minha Terra

Setembro de 2014até o momento – Apresentações em várias casas

Janeiro de 2016, Participação Especial no Show Tragetória – de Yvison Pessoa – Ex Quinteto em Branco e Preto

Em Julho, Projeto Prefeitura – As canções que me Tocam, todas as terças do mês.

Contatos
11-983-877-218
juremapessanha@gmail.com