daniel
Biografia

Daniel da Cuíca

Músico Percussionista, natural de São Paulo capital. Iniciou seu interesse pela música na década de 90, aos 9 anos de idade, nos encontros familiares, sempre regado de muito samba e choro. No ano de 1997, com 13 anos, iniciou seus estudos na música, optando por aprender a tocar cavaquinho. Em 2000, participou da formação inicial do Grupo Improviso, sendo conhecido atualmente como Grupo Reduto, em 2001 passou a se interessar por instrumentos de percussão em geral, dando ênfase ao instrumento Cuíca, onde no ano de 2003 aprimorou algumas técnicas ao mesmo e passou a fazer parte da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, como ritmista. E também no ano de 2003, integrou-se ao conjunto Samba Pé no Chão, onde teve a oportunidade de acompanhar músicos como, Monarco da Portela, Mauro Diniz, Diogo Nogueira entre outros.

Em 2006, gravou o samba de enredo oficial da escola de samba Camisa Verde e Branco sob o comando do conceituado maestro Ivan Paulo.

Em 2007, participou da gravação do CD do cantor e compositor Willian Nazário, do CD do músico, cantor e compositor Emerson Urso, também participou da gravação do CD da cantora Elizeth Rosa (Vai-Vai), onde teve o privilégio de dividir algumas faixas com o grande músico Osvaldinho da Cuíca, e pôde também gravar sua cuíca na música “Sereno” de composição do próprio Osvaldinho.

Um fato curioso a respeito do nome artístico e pseudônimo Daniel da Cuíca, foi por conta da cantora Elizeth Rosa tê-lo chamado assim uma vez, onde sugeriu este nome artístico para compor os registros da gravação, e desde 2007 adotou-o.

No ano de 2009, participou da gravação do CD da banda Blackzuka (Samba Rock), também gravou com alguns grupos de rap, participou da gravação do CD comemorativo aos 38 anos da Escola de Samba Rosas de Ouro, também gravou pela primeira vez todas as faixas do CD oficial da Liga das Escolas de Samba de São Paulo – Carnaval 2010, ao todo foram 13 gravações, de todas as escolas de samba do grupo especial.

Em 2010, participou da gravação de todas as faixas do CD do músico, cantor, compositor e produtor musical Marquinhos Jaca.

Em 2012, participou da gravação do CD do músico, cantor e compositor Brau de Souza.

Em 2013, gravou o CD e DVD do Projeto Na Palma da Mão, ao vivo na Vila do Samba, com direção do músico, arranjador, compositor e produtor musical Leandro Lehart.

Em 2015, participou da gravação e do lançamento do primeiro CD do conceituado grupo de samba de São Paulo, o Grupo Reduto.

Atualmente, faz parte de diversos projetos, tais como, Projeto Cultural Samba na Feira (desde 2007), participou do projeto Barra Funda, Estação do Samba (em 2008), Projeto Glória ao Samba (em 2008) e também atua semanalmente no projeto Na Palma da Mão, que acontece na Vila do Samba (desde 2008) organizado por músicos consagrados de São Paulo.